Resenha: Willa - A garota da floresta - Robert Beatty

03 agosto 2021

Edição: 1
Editora: Milk Shakespeare
ISBN: 9786586041743
Ano: 2021
Páginas: 304
Skoob
Compre Aqui


Sinopse: Quem é essa garota querendo desafiar o mundo? Willa é uma garota da floresta que sai à noite para buscar mantimentos para o seu clã. Sua missão é entrar escondida nas cabanas das pessoas e pegar o que eles têm em excesso. É uma tarefa arriscada ― se for apanhada será o seu fim. O povo do dia mata tudo o que não conhece, foi o que sempre ouviu. Numa noite, quando retorna para a sua comunidade, Willa começa a questionar aquele modo de vida, os furtos, a que era obrigada, e vai descobrindo que nem todas as pessoas do povo do dia são ruins e nem todos em sua comunidade são bons. Então muitos dos ensinamentos que recebeu desde a infância começam a desmoronar.


Oi pessoal, hoje trago pra vocês um pouco sobre essa leitura emocionante que terminei com o coração apertado, mas também cheio de esperança. 
Willa é um livro cheio de aventura, cenas emocionantes e personagens incríveis. 
Willa faz parte de um clã antigo, os Faeran, que vivem escondidos nas florestas. Conhecidos pelos Cherokees como "os antigos", suas origens se perdem a cada dia. A língua antiga já não é falada pelo povo, que vive sob proteção de seu padaran. Willa faz parte dos jaetters, jovens caçadores do clã, que saiam no meio da noite para roubar itens das cabanas e carroças dos homens brancos.
"O mundo havia desaparecido.
 Uma vasta área da floresta fora cortada e arrastada dali.Todas as árvores, até onde ela podia ver, haviam sido assassinadas, deixando nada além de uma clareira retalhada com milhares de tocos em um campo de terra danificada, galhos quebrados e pilhas de serragem."
Willa tem algo especial: ela aprendeu com a avó tudo sobre os antigos costumes de seu povo, inclusive a magia da floresta, coisa que seu povo já não conhece, pois foi proibida pelo padaran. Então ela usa seus poderes sempre escondida. 
Willa sempre aprendeu que os homens brancos eram ruins, destruindo as florestas e matando os animais. Mas com o tempo ela começa a descobrir que o líder do seu povo também foi corrompido pela ganância, cometendo crimes terríveis, que ela não aceita.
A partir daí, Willa segue sozinha para descobrir a verdade e ser uma fada das floresta como deveria ser. 

Willa é perfeita, uma garota forte, inteligente e que respeita a natureza e os animais, eu já estou com saudades do tempo que passei com ela. 
A narrativa é envolvente, por isso me senti ao lado de Willa, correndo pela floresta  e sentindo o poder da natureza. Acredito no poder da natureza e Willa me trouxe muito dessa crença que tenho, onde somente a conexão com a natureza será capaz de nos curar de todo mal. 
Uma curiosidade bem legal: os Faeran nascem sempre em dupla, ou seja, cada pessoa tem um gêmeo. E a explicação para isso é linda (mas você vai ter que ler o livro para saber).
Mesmo sendo uma fantasia o livro traz muito sobre o que estamos vivendo atualmente: a ganância do ser humano que destrói as florestas, mata os animais sem se dar conta que assim está destruindo a si mesmo. 
"As memórias eram chamas em seu coração; mas a pior de todas as memórias era sobre os pássaros, as centenas de pássaro, suas penas rasgadas e esfarrapadas, suas asas torcidas e quebradas, seus corpos caídos mortos no chão. Um ninho. Uma raposa. Um louva-a-deus. Um cervo filhote. Uma árvore não era só uma árvore; era um mundo. E os homens com as feras de ferro as estavam matando aos milhares."
Mas como nem todos são ruins, temos aqui personagens que nos fazem acreditar no melhor, que nos fazem ter esperança de que nem tudo está perdido, se todos se respeitarem e perceberem que a terra é nosso lar, que os animais são nossos irmãos.
Willa é um livro forte para quem ama a natureza e deve ser lido por todos, independente de idade. 
O livro traz uma questão importante sobre sustentabilidade. Será que podemos causar menos impacto no meio ambiente? Até onde podemos usufruir dos recursos naturais sem causar danos ao planeta? 

Amei conhecer Willa, seus amigos animais, e toda a magia da floresta e espero que cada um de nós possa ser pelo menos um pouco do que Willa é, que a gente consiga amar a  natureza assim como Willa, e entender que fazemos parte dessa natureza.
Willa ganhará uma adaptação para as telas, e claro, já estou super ansiosa para assistir. 


Sobre o autor:


ROBERT BEATTY é mundialmente conhecido por suas histórias incríveis para leitores de todas as idades. Suas obras recebem prêmios, e esta, além de ter os direitos vendidos para muitos países, será adaptada para o cinema numa grande produção da Disney. O autor vive nos Estados Unidos com a esposa e três filhas, as primeiras leitoras de cada livro, e que também o inspiram a escrever suas histórias.











Nenhum comentário:

Postar um comentário