Edição: 2
Editora: Goya
ISBN: 9788576574422
Ano: 2019
Páginas: 280
Tradutor: Álvaro Cabral, William Lagos
Skoob
Compre AQUI
Jeffrey Burton Russell é um notório historiador medievalista e cientista da religião estadunidense. No Brasil, parte de sua obra foi publicada pela Editora Campus.
Sinopse: Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva.
Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da Bruxaria é o mais abrangente estudo sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas.
Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.
História da Bruxaria está na minha estante a uns bons meses. Lembro que o comprei por causa dos fatos históricos contidos nele. Aprender nunca e demais e quanto mais sabemos do nosso passado, podemos impedir de repeti-lo no futuro.
Este livro é bem histórico mesmo. Não pense que será uma leitura rápida, pois o leitor precisa absorver o que está sendo contado e reter o conhecimento ali exposto. Os autores fizeram uma pesquisa bem completa sobre o que é bruxaria, feitiçaria, paganismo, bruxaria moderna, neopaganismo. Aqui, vamos saber como foi a caça as bruxas na Europa, onde a perseguição durou por quase dois séculos e tbm um pouco sobre Salém, o que nos é mais conhecido por ter acontecido nos Estados Unidos.
"A caça às bruxas é um importante capítulo na história da maldade humana, comparável aos crimes do nazismo e do stalinismo no século XX."
Como um todo, gostei muito da leitura. Para quem quer saber mais sobre bruxaria e suas vertentes, esse livro é um prato cheio. Marquei muita coisa para voltar e reler depois.
Também é muito compensador como base de estudos. O li agora pois estou participando de um grupo de estudos e este livro foi indicado para aprofundarmos os conhecimentos já passados.
"Os torturados deparavam-se com listas padronizadas de perguntas que deveriam responder; e, em sua agonia, confessavam a maior parte das coisas que lhe eram imputadas. Cada confissão convencia as autoridades da validade das listas e reforçava seu uso no julgamento seguinte."
História da Bruxaria é um livro que possui um relato completo desde a feitiçaria antiga, passando por suas origens, mudanças, desenvolvimento, estereótipos, reviravoltas, perseguições e tradições. Um apanhado histórico, que discute sobre o que pode ter causado o absurdo doloroso (e muito revoltante) da caça as bruxas. Também trata sobre a bruxaria moderna e sobre figuras importantes e essenciais em toda essa trajetória, como Gerald Gardner, o pai da Bruxaria moderna.
"A bruxaria encoraja a abertura para a veneração do mundo natural e para a reverência e amor pelo cosmos. (...) Proporciona um senso de importância do princípio feminino, que tem sido frequentemente obscurecido pelo simbolismo masculino das grandes religiões monoteístas. Sua validade vem sendo debatida tanto na área da teologia como no campo das leis."
Por fim, indico sim a leitura. Mas leia de mente aberta, esteja apto para receber informações que a igreja não conta em seus sermões. Sou cristã e sei o quanto de mal que a igreja católica fez na época da caça as bruxas. Usar o nome de Cristo para matar é um ato que não se perdeu na história como um todo.
Sobre os autores:
Nenhum comentário:
Postar um comentário