Resenha: Tudo o que deixamos para trás (Everything #2) - Kerry Lonsdale

04 fevereiro 2021


Edição: 1
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 8550304301
Ano: 2019
Páginas: 352
Skoob
Compre AQUI/ Ebook Kindle AQUI

ALERTA DE SPOILER NA SINOPSE!!!
Sinopse: Dois meses antes de seu casamento, James Donato viajou até o méxico a fim de solucionar uma questão familiar, mas desapareceu em alto-mar e foi dado como morto. Anos depois, ele desperta de um estado de fuga dissociativa e se descobre em oaxacá sob a identidade do artista carlos dominguez, viúvo e pai de dois filhos.
Nesse meio-tempo, a noiva de James, Aimée Tierney, seu grande amor, seguiu a vida sem ele. Neste romance que prenderá a atenção do leitor do começo ao fim, há uma mistura fascinante de mistério, romance e suspense, e a maneira como a autora manipula as expectativas e as reviravoltas certamente causarão fortes emoções à medida que novos caminhos são traçados para cada personagem.


Dias atrás, eu trouxe a resenha de "Tudo o que Restou", e disse que assim que terminei a leitura tive que seguir para o livro dois. A continuação da história de Aimee e James é narrada em "Tudo o que deixamos para trás" pelo ponto de vista de Carlos e James. Os capítulos são alternados entre a visão de Carlos e a visão de James, um nos dias atuais e outro cinco anos atrás, e devagar toda a trama é montada entre os capítulos.
James não sabe o que fazer da sua vida após recuperar a memória, sem chances de recuperar Aimee e sem saber como seguir depois de tudo o que ocorreu. Carlos já não sabe o que pode acontecer com seus filhos, se de repente ele partir, ou se alguém descobrir toda a verdade sobre ele.

"O que, em nome de Deus, eu poderia fazer para melhorar a minha situação? Como eu poderia garantir que meus filhos fossem cuidados se eu acordasse um dia como James?"

Ao contrário do primeiro livro que segue um ritmo mais ágil e com muitas reviravoltas, este conta com esclarecimentos, seguindo um ritmo mais lento. Em algumas partes do livro confesso que perdi o foco, com a narrativa lenta e explicativa, não por ser ruim, mas porque não tenho muita paciência e acabo me cansando. Mas a partir da metade do livro, a história desenvolve bem e outros segredos começam a ser revelados, deixando o conteúdo mais interessante.
O livro se foca mais em James e Carlos e no primeiro livro eu não gostei de nenhum dos dois. James é um homem que não teve coragem de enfrentar a família e sempre abaixou a cabeça para todos. Carlos era mais na dele, mas algumas atitudes dele não me agradaram. Já nesse segundo livro, vemos uma evolução, pelo menos a respeito de James. Ele finalmente levanta a cabeça em defesa de pessoas importantes em sua vida.

"Agora ele enxerga sua vida dividida em três períodos. A época anterior à fuga e a posterior a ela. O terceiro período, o intermediário, será sempre envolto em mistério, como aquele momento antes do amanhecer, quando o mundo não é escuro nem claro, apenas um cinzento nebuloso."

Assim como no primeiro livro, onde a autora mostra a evolução da protagonista, aqui também podemos ver essa evolução. Aos poucos as pontas soltas deixadas no primeiro livro começam a ser amarradas, mudando a história de um jeito que realmente me surpreendeu. Então quem gostou do primeiro livro, vai gostar também desse também.


Sobre a autora:






KERRY LONSDALE se formou na Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, San Luis Obispo, e é fundadora da Women's Fiction Writers Association, uma comunidade on-line de autoras oriundas do mundo todo. Tudo O Que Restou é o primeiro romance de Lonsdale.







Nenhum comentário:

Postar um comentário