![](https://1.bp.blogspot.com/-6Xwcc4e9F1w/X-0vwRl5dnI/AAAAAAAAkMY/wZmUSmhdcDUAJ2RQO5tXO7karEv-xk6KgCPcBGAYYCw/s0/PASSARINHA_1375904925B.jpg)
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859134
Ano: 2013
Páginas: 224
Tradutor: Heloísa Leal
Skoob
Compre Aqui / Ebook Kindle
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.
![](https://1.bp.blogspot.com/-dm8b4-NJLaE/XMYa819tFaI/AAAAAAAAT9o/jFOOMFaWVXQ52JxiAvtaLFVKc7CVp9xLgCPcBGAYYCw/s0/WhatsApp%2BImage%2B2019-02-18%2Bat%2B20.41.55.jpeg)
![](https://1.bp.blogspot.com/-A6THj_s-sgY/X_KAd5AeRHI/AAAAAAAAkRg/CXYitTdoQtIBmeEFqiHlvzS3sfZk4j0lQCNcBGAsYHQ/w640-h554/PicsArt_01-03-10.49.32.jpg)
Olá pessoal!
Escolhi esse livro entre minhas últimas leituras de 2020 pois queria uma leitura que transmitisse esperança, já que vivemos dias tão difíceis esse ano. E realmente encontrei esperança, e mais do que isso, encontrei fé, amor e força na personagem Caitlin.
Ela é uma garotinha de dez anos, portadora da síndrome de asperger, o que faz com que ela não consiga se comunicar como as outras pessoas em volta, ou como ela diz, não consiga captar o sentido.
Caitlin é uma garota muito inteligente, que conta com a ajuda da orientadora da escola, já que seu pai não tem forças para ajudar, devido a uma tragédia familiar.
" O cinzento do lado de fora também está do lado de dentro. Dentro da sala.Dentro do armário Dentro de mim É tão cinzento que acendendo um abajur fica forte demais e dói."
O livro é narrado em primeira pessoa, então acompanhamos tudo pelos olhos de Caitlin. Vemos sua reação ao ser maltratada por alguns alunos, que acham engraçado zombar dela, chamando-a de esquisita. E a todo momento ela não reage por não entender o que eles estão fazendo, por não captar o sentido.
A história é tão envolvente e Caitlin tão linda e inteligente, que não tem como não se sentir dentro do livro, ao lado dela, torcendo a cada minuto para que as pessoas mudem e a respeitem.
Ao encontrar finalmente um amigo, ela consegue a força que falta para seguir em frente, e encontrar o desfecho que tanto procura.
" Não quero Devon por perto de um jeito diferente. Quero Devon por perto do mesmo jeito. Do jeito que era antes. Quando ele faz pipoca e chocolate quente para mim. E me diz o que falar e que roupas vestir e como não parecer esquisita para as outras crianças não rirem de mim."
Com seu jeito meigo ela vai conquistando as pessoas, sempre pensando "na sua educação" seguindo tudo o que aprendeu, e aprende a cada dia. Caitlin tem algo especial, amor, um amor que não encontramos nas pessoas consideradas "normais" pela sociedade.
A autora também aborda temas como a violência e como isso pode afetar toda uma comunidade.
Me diverti muito com as respostas sempre tão diretas dela, me emocionei com sua bondade, a autora conseguiu criar uma personagem tão verdadeira, que consegue entrar dentro do coração do leitor, trazendo aprendizado e esperança.
Sobre a autora:
![](https://1.bp.blogspot.com/-LSWfvJxcJjQ/X-06dR7A4MI/AAAAAAAAkMk/ZJsy8lZ82LsJg2C-GqNvDrYydIWTi6BRgCNcBGAsYHQ/s0/95281375994675G.jpg)
Como residente do estado da Virgínia, KATHRYN ERSKINE ficou profundamente abalada com o massacre da Virginia Tech University, em 2007. Na esteira da tragédia, Kathryn imaginou como poderia entrelaçar o tema da violência na juventude, seu impacto sobre a comunidade e as famílias, e o mundo de uma criança com necessidades especiais, numa tentativa de avaliar o quanto nossas vidas poderiam ser diferentes se compreendêssemos melhor uns aos outros. Ao escrever Passarinha, que narra a história de uma menina autista, ela própria penetrou nesse delicado universo, para, como Caitlin, nos oferecer algo bom e forte e bonito.Visite kathyerskine.com e tenha acesso a uma infinidade de informações sobre autismo e síndrome de Asperger, além de endereços úteis, links para artigos, bibliografia direcionada, fontes de pesquisa, sugestões para temas e debates em sala de aula, material de apoio para professores e educadores, playlists e muito mais.
![](https://1.bp.blogspot.com/-BT-UAveIUQY/XGtHsRxV5MI/AAAAAAAASsU/iBARVpoJstEmUyiwlgxyrAW0l9Fdkp_fQCPcBGAYYCw/s0/WhatsApp%2BImage%2B2019-02-18%2Bat%2B20.56.42.jpeg)
Oi Bem!
ResponderExcluirEu li esse livro há alguns anos atrás e ele me encantou do começo ao fim. Fiquei com vontade de reler ^^
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor