1# Resenha do Leitor - Amanda Oliveira.

01 agosto 2013

Branca como leite, vermelha como sangue

Autor: Alessandro D'Avenia
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615050
Ano: 2011
Páginas: 368

Sinopse:
Leo é um garoto de dezesseis anos como tantos: adora o papo com os amigos, o futebol, as corridas de motoneta, e vive em perfeita simbiose com seu iPod. As horas passadas na escola são uma tortura, e os professores, “uma espécie protegida que você espera ver definitivamente extinta”. Apesar de toda a rebeldia, ele tem um sonho que se chama Beatriz. E, quando descobre que ela está terrivelmente doente, Leo deverá escavar profundamente dentro de si, sangrar e renascer para a vida adulta que o espera. Um traço interessante na narrativa de D’Avenia é a técnica de utilizar cores para descrever os sentimentos e as sensações do menino Leo; por exemplo, o branco, sinônimo de solidão e silêncio: “O silêncio é branco. Na verdade, o branco é uma cor que não suporto: não tem limites. (...) Ou melhor, o branco não é sequer uma cor. Não é nada, é como o silêncio.” (p. 10) O leitor perceberá a transformação de um garoto com todas as características da juventude – rebelde, egoísta, egocêntrico – numa pessoa madura e responsável. Essa mudança começa a ser percebida quando Leo deixa de jogar o jogo decisivo do campeonato de futebol para cuidar de sua amiga doente. A convivência despertará nele o sentimento de cumplicidade e do verdadeiro amor, promoverá o debate do que é realmente o sonho e mostrará que, no crescimento emocional, é importante a presença de um orientador, um mentor.Branca como o leite, vermelha como o sangue não é apenas um romance de formação ou uma narrativa de um ano de escola: é um texto corajoso que, por meio do monólogo de Leo – ora descontraído e divertido, ora mais íntimo e atormentado –, conta o que acontece no momento em que, na vida de um adolescente, irrompem o sofrimento e o pesar, e o mundo dos adultos parece não ter nada a dizer.


Resenha:

Leo tem uma paixão platônica por Beatriz, a garota que nunca deu bola para ele. Até que um dia ela não vai à escola e com o tempo vai ficando mais ausente. Com a ajuda de sua amiga, Silvia, Leo descobre que Beatriz tem leucemia. Desesperado, ele irá fazer de tudo para não deixar que a doença acabe com sua amada.
O livro tem uma narrativa cativante. Os pesamentos filosóficos de Leo sobre tudo que acontece ao seu redor é fantástico. Alessandro D'avenia soube construir ótimos personagens e um livro que tinha tudo para ser clichê se tornou o meu preferido só pelo modo de escrita do autor. Há quem reclame de que o livro não tem muitos diálogos por ser narrado em primeira pessoa, mas eu achei que essa foi a magia do livro, pois você ficava na expectativa e o Leo não é um personagem chato, então seus pensamentos acabam se tornando melhor que os diálogos. E por ter capítulos pequenos, a leitura flui que você nem vê.
E no meio de todo o drama vivido por Leo para tentar salvar Beatriz, há também sua amiga Silvia que sustenta a paixão do Leo por outra sendo que ela gosta muito dele, mas ainda não teve coragem suficiente para lhe contar. Ela se tornou a minha personagem favorita, depois do Sonhador.
No meio das metáforas, a mais citada por Leo é sobre o apelido que deu ao professor substituto: Sonhador. Ele que chega na classe despertando o interesse dos alunos à filosofia é visto por Leo como um professor fodido por ter que substituir outra pessoa, acaba ganhando o apelido de Sonhador por gostar do trabalho de substituto e por sempre estar feliz. Mas é quem mais ajuda Leo com suas decisões sobre o que fazer na vida quando sua amada está sendo levada aos poucos.
Outra metáfora usada por Leo, é sobre a doença de Beatriz. Leucemia (do grego leukos λευκός, "branco"; aima αίμα, "sangue"), que transforma o sangue vermelho em branco. Ele diz que o branco é o vazio, o vilão que está tomando o vermelho de Beatriz.
Muitos quando lê a sinopse já dizem que o livro é um "A Culpa é das Estrelas". Li esse livro antes mesmo do livro do John Green ser lançado aqui no Brasil e posso garantir que não tem nada haver um com o outro. Não que eu esteja falando mal de A Culpa é das Estrelas, ao contrário, o livro é ótimo, mas não se compara ao Branca como leite, vermelha como sangue.
Há uma adaptação cinematográfica já pronta, mas não sei se será lançada aqui no Brasil. O filme, assim como o livro, é francês e por não ser muito conhecido, acho difícil dublarem esse filme para o português, mas eu espero o tempo que for.

É um livro que eu recomendo à todos. Fiz a maioria dos meus amigos lerem e todos adoraram! Leio e releio a estória toda vez que pego no livro. Sem contar que a capa é maravilhosa, né?

Lembrando que essa resenha não faz parte do top comentarista, comente apenas de gostar do conteudo, pois é parte do concurso "Resenha do leitor", onde a mais comentada vai ganhar um livro!



12 comentários:

  1. Amei a resenha!!!
    O livro parece ser super fofo!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e me deixou curiosíssima sobre o livro!

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler esse livro! Acho demais esse titulo!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é perfeitamente lindo!
    É o meu favorito ( A culpa é das Estrelas não chega nem perto u.u rs)

    ResponderExcluir
  5. Ai, que lindo! Depois de ler ''A Culpa é das Estrelas'' e ''Um Amor Pra Recordar'' recomendo a todos que me pedem uma dica de leitura e acredito que esse livro seja ótimo também. Não o conhecia ainda, mas me interessei muito.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo a resenha, estou com muita vontade de ler 'A culpa é das estrelas' e agora também estou com vontade de ler 'Branca como o leite e vermelha como o sangue'

    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto esse livro antes e fiquei muito interessada nele, pois a historia parece ser muito bonita.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha... quero muito ler esse livro. Li alguns capítulos em pdf, mas não é a mesma coisa que ler o livro físico.

    ResponderExcluir
  9. Ah agora que eu quero ler mesmo! Parabéns, sua resenha é otima! beijo e obrigada por me avisar sobre.

    ResponderExcluir
  10. Faz um tempo que estou de olho no livro e pretendo ler ainda esse ano, depois da sua resenha minha vontade de ler aumentou kkk's. Otima resenha

    ResponderExcluir
  11. gostei de sua resenha, já li coisas que ninguém sabe, quero muito ler esse e sua resenha me deu mais vontade ainda

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto sobre esse livro muitas vezes e claro, todas resenhas positivas. Estou terminando de ler A culpa é das estrelas e acreditem, não estou achando tudo isso que comentam. Acredito que pelo que eu leio, vou gostar mais deste também. :)
    E sim, a capa é linda!

    ResponderExcluir